Jongos, Calangos e Folias: Música Negra, Memória e Poesia

Documentário realizado pela Universidade Federal Fluminense UFF, através do Laboratório de História Oral e Imagem e do Núcleo de Pesquisa em História Cultural, tem apoio do edital Petrobrás Cultural/2005. Direção geral das historiadoras Hebe Mattos e Martha Abreu, edição de Isabel Castro e direção de fotografia de Guilherme Fernández.

O filme coloca em diálogo, através de jongos, calangos e folias de reis, a memória e a história da última geração de africanos, chegada ao Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX. Dá especial atenção à poesia presente nestas manifestações que são praticadas ainda hoje, no Rio de Janeiro, por muitos dos descendentes daqueles últimos escravos.

A pesquisa para o filme, com mais de 180 horas de gravação, foi desenvolvida ao longo de 2006 e 2007. Contou com uma equipe grande, que envolveu mestrandos, doutores e muitos alunos de iniciação científica da UFF.

Jongos, Calangos e Folias: Música Negra, Memória e Poesia trata das relações entre jongos, calangos e folias, patrimônios culturais de diversos grupos do Estado do Rio de Janeiro, descendentes da última geração de africanos e escravos.

O DVD, além do filme, contém extras com performances de jongos, calangos e folias; informações sobre as regiões visitadas e sobre os participantes do filme; uma entrevista com o historiador Robert Slenes (UNICAMP) e referências de documentos históricos. O filme será distribuído gratuitamente em DVD para escolas, bibliotecas públicas e centros-culturais.

JONGOS
Também conhecidos como caxambus e tambus, os jongos são manifestações culturais executadas por afro-descendentes em várias localidades no Estado do Rio de Janeiro. Apresentam percussão, dança e canto, em forma de poesia.

CALANGOS
Pouco estudados pelos especialistas, os calangos animavam, com sanfona, versos, desafios e refrões, os bailes das comunidades afro descendentes no Estado do Rio de Janeiro.

FOLIAS DE REIS
Grupos de devotos dos Reis Magos, com cantos e símbolos devocionais, percorrem várias localidades do Estado do Rio de Janeiro, em épocas próximas ao Natal. Compostas, em geral, por mestres, contramestres, palhaços e músicos, as folias são organizadas por famílias afro descendentes e guardam especial apreço ao Rei negro Baltazar.

Veja também: Acervo Petrobrás de Memória e Música Negra do Departamento de História da UFF
www.historia.uff.br/jongos/


Direção Geral: Hebe Mattos e Martha Abreu
Direção de Fotografia: Guilherme Fernández
Edição: Isabel Castro
Som direto: Helio Leite
Coordenação de Produção: Marta Nobrega
Coordenação de Pesquisa: Carolina Vianna e Thiago Campos Pessoa
Pesquisadores: Camila Marques, Camila Mendonça, Edmilson Santos, Eric Brasil, Gilciano Menezes, Liliane Brito, Luana Oliveira, Luciana Leonardo, Matheus Serva Pereira, e Rejane Becker
Coordenação de Multimídia: Ana Paula Serrano
Consultores: Ana Lugão Rios, Antônio Carlos Gomes, Matthias Assunção, Mônica Leme e Robert Slenes

Produção Executiva: JLM Produções Artísticas

quinta-feira, 12 de junho de 2008

0 Comments:

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger