Bituca, o vendedor de sonhos

O espetáculo Bituca vem celebrar a música popular brasileira através de um de seus maiores ícones – Milton Nascimento.

Com direção de João das Neves, o espetáculo faz um pequeno making off ao vivo sobre as músicas apresentadas e mostra sua importância na trajetória do cantor, compositor e instrumentista mineiro - conhecido na intimidade por Bituca – como também seu valor dentro do cenário musical nacional. Presta uma homenagem a este grande nome – patrimônio estético e humano de nossa cultura -, com sua música sendo homenageada através do filtro dos músicos e do diretor.

A idéia é reunir novos e velhos amigos de Bituca para celebrar sua música, com propriedade e consistência. E nada mais apropriado do que o elenco deste musical, encabeçado por grandes artistas mineiros que têm intimidade com a trajetória e o universo de Milton: Sérgio Pererê, Maurício Tizumba e Titane - conhecidos internacionalmente por representarem a alma e a arte mineira -, mais a carioca Laura Castro e, ainda, a direção de um carioca radicado em Minas Gerais, João das Neves, e a direção musical de outro mineiro Gilvan de Oliveira, ganhador de um Grammy Latino.

A maioria desta equipe atuou recentemente no elogiado musical Besouro-Cordão de Ouro, de Paulo César Pinheiro, que arrebatou o Prêmio Shell de melhor trilha sonora, com a direção de João das Neves, atuação de Pererê e Tizumba, entre outros, e, ainda, Laura Castro na produção.

Nascido no Rio de Janeiro, então capital da República, filho de uma empregada doméstica, Milton Nascimento foi adotado por um casal mineiro, que se tornou fundamental para que desenvolvesse suas aptidões artísticas e estabelecesse com a música o pacto de amor que sua obra evidencia.

Escolher Milton Nascimento para ser homenageado valoriza a musicalidade de Minas Gerais, um dos principais celeiros de artistas e músicos do Brasil. Trata-se, pois, de um tributo à obra de Milton Nascimento, expressando a riqueza e o sincretismo culturais do Brasil, numa salada rítmica e sonora de grande densidade e beleza, que incorpora à sonoridade brasileira jazz, blues, rock e música latina. E destaca temas de grande relevância como sua terra, Minas Gerais, a negritude e o cristianismo. Falar sobre a história musical deste homem tímido, do interior, que ganhou o mundo, é mostrar para todos os brasileiros a força transformadora da arte e da cultura.

FICHA TÉCNICA
Direção: João das Neves
Direção Musical: Gilvan de Oliveira
Cenário e figurino: Rodrigo Cohen
Iluminação: Dani Sanches
Elenco: Sérgio Pererê, Mauricio Tizumba, Titane e Laura Castro
Músicos: Gastão Villeroy (baixo), Clalton Salles (bateria), Paulo Esteves (piano) e Gilvan de Oliveira (violão)
Produção: JLM Produções Artísticas

quinta-feira, 3 de julho de 2008

0 Comments:

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger